sábado, 24 de agosto de 2013

O que são as "aparências"?



"Penso que precisamos de uma definição de como estou utilizando o termo 'aparências', que significa: - Qualquer coisa que surja à consciência dos cinco sentidos, como nos sentimos sobre essas aparências surgindo como objetos e o que nós pensamos sobre essas aparências momento a momento. Então isso encoberta tudo, seja o que chamamos de experiências que estejam acontecendo ou que nós pensamos que estão acontecendo - precisamos entender os dois aspectos das aparências, um é puro, outro é impuro e então temos um terceiro elemento que nós chamamos de aparência da vacuidade, ou aparência vazia.

Aparência pura é a maneira que um ser desperto veria todas as aparências - seria apenas uma manifestação de sua própria natureza. Algo que se veria com visão não dualística, não há mais projeções mentais que aparentam que há alguma coisa aqui percebendo alguma coisa ali, e que essas duas coisas são  duas entidades independentes sem qualquer relação entre si.

Aparências impuras são as maneiras que os seres ordinários e de mentes condicionadas percebem, acreditando em suas próprias projeções mentais como verdadeiramente existentes do seu próprio lado, e essas aparências como sendo independentes de quaisquer condições que possam estar nos causando essa maneira de vermos as coisas de maneiras particulares - isso é percepção confusa.

Aparência da vacuidade ou aparência vazia é a habilidade de perceber a verdadeira natureza do que quer esteja aparentando, surgindo, além de toda a fabricação ou condicionamento mental e simplesmente descansar nesse estado de consciência plena.

A cada momento há uma bifurcação do caminho em que nós podemos ou voltar aos nossos hábitos de percepção confusos que geram mais condições para mais confusão e sofrimento ou nós podemos relaxar e simplesmente abraçar a possibilidade der ver as coisas de uma maneira incondicional e além de todas as nossas fixações mentais.  Essa maneira incondicional pode nos guiar para a liberação e para um estado genuíno de felicidade e bem-estar.

Assim, a vida torna-se um caminho para a liberação (iluminação)."

(Publicado em 05/07/13, no site anizamba.org e facebook, traduzido por Fabrício)

Nenhum comentário:

Postar um comentário