Ven. Zamba Chözom


A Venerável Bhikkuni Zamba Chözom nasceu em Londres em 1948 e tem praticado o Budismo há mais de 40 anos, tendo vivido a maior parte deste tempo na Ásia, onde praticou e ensinou no período.  Durante seus anos na Ásia, além de ter ensinado em grandes universidades, também desenvolveu vários projetos sociais.

É detentora de várias linhagens monásticas não apenas do Budismo Tibetano, mas também de tradições chinesas (Chan) e coreanas (Son), e tradições Theravada da Tailândia e Myanmar, sendo uma das primeiras ocidentais a receber ordenação monástica nas linhagens citadas. Detém o título de Gelongma, ordenação máxima para uma monja budista.

Não-sectária, Ani Zamba foi aluna de alguns dos mais renomados mestres budistas de diferentes tradições, incluindo S.S. o Dalai Lama e seus tutores, Kyabje Dudjom Rinpoche e Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, assim como Dzongsar Khyentse Rinpoche e outros. Seu Lama Raiz é Thinley Norbu Rinpoche.

Kyabje Dudjom Rinpoche

Sua abordagem do Budismo é bastante direta, auxiliando as pessoas a transcenderem suas crenças pessoais e se conectarem com a realidade dos fenômenos. Seus ensinamentos focam-se na percepção mental como sendo a causa da felicidade e do sofrimento; também como sendo um meio para a realização espiritual.


Ani Zamba com Lama Lena Kaytup, no Monte Azul (Bahia)

Agora ela vive no Brasil onde tem grupos e centros de meditação, do Rio de janeiro ao Amazonas. Atualmente,  Ani-la dá continuidade ao Projetos Monte Azul Retiros e Visão de Dipamkara.



O primeiro projeto é destinado à realização de retiros, assim dando suporte aos praticantes, será apoiado com recursos gerados pelo cultivo de produtos orgânicos.

Monte Azul Retiros, em 2008
Monte Azul Retiros, em 2010

O Projeto Visão Dipamkara dista 8 Km da cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, estado da Bahia.

A área onde será desenvolvido o Projeto abrange 300 ha., está localizada sobre um platô situado a 1.200 metros de altitude e apresenta um sistema singular, famoso por suas belezas naturais. Pretende desenvolver não apenas uma abordagem espiritual mas todos os aspectos inerentes ao desenvolvimento humano.

Dipamkara, no alto de um platô, 2008.

Com base nessa perspectiva, contempla dois módulos principais: o primeiro voltado para os aspectos espiritual e psicológico e o segundo focado em atividades sociais interativas, voltadas para a comunidade local, incluindo educação, pesquisa, cura, saúde e programas de aprendizado e capacitação.

Dipamkara, 2008

Em janeiro de 2014 foi lançado seu primeiro livro, A DANÇA DAS EMOÇÕES, que, em Maceió, pode ser adquirido através do telefone 9101-6716 ou pelo e-mail: dipamkaramaceio@gmail.com.



As pessoas que desejarem fazer oferenda de valores para a manutenção (alimentos, remédios etc) e para os projetos de Ani Zamba podem depositar qualquer quantia na conta poupança abaixo. Os dados são os seguintes:

Banco of Brasil or Bank of Brasil 
Agency or branch number 1100-2   
Conta (account number)- 14.822-9
Variação: 051