Dipamkara

A Escolha do Nome

"As pessoas têm me perguntado por quê o nome Dipamkara. Isto se deve a eu ter uma conexão cármica muito forte com Dzongsar Khyentse Rinpoche, seu pai, S.S.Thinley Norbu Rinpoche, e seu avô, S.S. Dudjom Rinpoche.

Sendo assim, eu pedi inúmeras vezes a Dzongsar Khyentse Rinpoche para dar um nome apropriado e ele sugeriu 'Dipamkara'. Dipamkara é considerado como tendo sido o terceiro Buddha deste nosso kalpa, Shakyamuni foi o quarto e Maitreya foi predito como sendo o próximo. Como vocês devem saber, a organização do próprio Rinpoche chama-se Siddhartha's Intent".

 "De qualquer maneira, talvez haja uma conexão aí em algum lugar." Ani Zamba
Buda Dipamkara


O projeto

A área onde o projeto será desenvolvido está situada a 8 Km da cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, estado da Bahia. 

A área onde será desenvolvido, abrange 300 ha., está localizada sobre um platô situado a 1.200 metros de altitude e apresenta um sistema singular, famoso por suas belezas naturais.



Apesar de composta fundamentalmente por rochas, essa propriedade, adquirida ao espólio de Amélia Pina Medrado, está em perfeita consonância com a perspectiva proposta pelo Projeto Visão Dipamkara que pretende desenvolver não apenas uma abordagem espiritual mas todos os aspectos inerentes ao desenvolvimento humano.

Com base nessa perspectiva, o Projeto contempla dois módulos principais: o primeiro voltado para os aspectos espiritual e psicológico e o segundo focado em atividades sociais interativas, voltadas para a comunidade local,incluindo educação, pesquisa, cura, saúde e programas de aprendizado e capacitação.

 Justificativa 

Tão logo os problemas de infraestrutura básica tenham sido resolvidos, será iniciada a implantação do módulo espiritual/psicológico uma vez que através desse módulo se buscará estabelecer as bases que orientarão o desenvolvimento do Projeto. Para isso será necessário re-significar a compreensão de desenvolvimento humano.
Nesse sentido, na concepção do Projeto Visão de Dipamkara, o bem estar mental e psicológico, e não apenas material, ganham relevo pela compreensão de que são as atitudes psicológicas que respaldam melhor nossa caminhada através da vida. Como os seres humanos devem viver suas vidas de modo a não apenas beneficiar a si mesmos, mas também aos seus semelhantes? Isso depende da compreensão de que determinadas condições produzem determinados resultados psicológicos.

O Projeto Visão de Dipamkara buscará focar vários aspectos do desenvolvimento humano e promover o atendimento às necessidades básicas dos indivíduos e da comunidade. Assim, será possível construir uma orientação social interativa que forneça os requisitos necessários ao estabelecimento de um estilo de vida funcional e progressivo.

Primeiro é necessário que se compreenda a importância da mente em nossas vidas pois sem que a mente interprete a experiência cotidiana, os seres humanos não podem atuar no mundo. Como o homem compreende a vida desempenha importante papel no modo como ele interage com os demais. Compreender que a fonte de todas a experiência se origina na mente, leva à compreensão de que é aí que a raíz da felicidade e da infelicidade repousa.

Orientar os indivíduos de modo a que desenvolvam um estilo de vida equilibrado e produtivo exige que se leve em conta componentes físicos e psíquicos. Assim, a visão do Projeto se expressa através de diferentes aspectos. Isso envolve programas de treinamento em numerosas e necessárias habilidades para que se preencha um papel ativo na comunidade. è necessário que o indivíduo alcance um equilíbrio em sua vida para que possa unir os componentes psicológicos e o físico necessários ao verdadeiro desenvolvimento humano.
  
Doações

A conta da Associação Dipamkara para receber doações foi aberta. Os dados são os seguintes:
Associação Visão de Dipamkara
C.N.P.J.: 07.299.081/0001-11
Inscrição Estadual: isenta

Banco do Brasil
Ag: 2799-5
c/c: 13267-5

Ao efetuar doação, é interessante entrar em contato com o diretor financeiro da Associação Dipamkara, para que ele saiba quem está doando, quanto e em que bases:
Os contatos dele:
Renato Meireles
(71) 3341-4791 / 3341-1154
lakshimi.ssa@uol.com.br