segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Parando de pedalar - Anam Thubten



"Meditação é sobre descansar completamente. Não apenas fisicamente mas de modo completo. Descanso completo inclui deixar ir todas as formas de esforço mental. A mente está sempre ocupada fazendo algo. A mente tem um enorme trabalho a fazer. Ela tem que manter o universo. Tem que manter a existência, porque se nossa mente desmorona, então não há universo. Justamente como o Buda disse, "Nada é real. Não há Nirvana. Não há samsara. Não há sofrimento. Não há aprisionamento." Não existe nada lá quando a mente para de manter esta realidade virtual. Não há universo. 

É como pedalar uma bicicleta. Quando você pedala uma bicicleta você tem que manter isso constantemente. Se você pausa ou pára de pedalar, a bicicleta não anda sozinha. Ela apenas tomba. Da mesma forma, à medida que não criamos esse mundo imaginário, essa realidade imaginária, então ela desmorona. Quer você  você chame isso de samsara, realidade ou ilusão, ela desmorona. Ela desaba porque não há alguém trabalhando constantemente para perpetuá-la. 

Por causa desse fato, a mente sente ter uma grande responsabilidade. Sente ter que constantemente construir e perpetuar esse mundo de ilusões. Então, descansar significa pausar, pausar o trabalho pesado, pausar a contínua construção e perpetuação deste mundo de ilusões, o mundo dualista, esse mundo baseado na separação entre eu e outro, seu e meu, bom e mau. 

Quando você retira a mente egóica, o criador deste mundo ilusório, então a realização já está lá e a verdade é percebida automaticamente. Desse modo, o cerne da prática budista de meditação é relaxar e descansar."

(Trecho do livro No Self, No Problem, de Anam Thubten, Ed. Snow Lion, págs. 13 e 14. Trad. Wilton)

Um comentário:

  1. Muito bom! Estou começando a conhecer o budismo e a meditação. Adorei o blog! Parabéns e obrigada!
    Namastê

    ResponderExcluir