Kwan Yin |
“Caros amigos,
Quanto mais praticamos, mais vemos que a vida é a própria prática. O professor nos dá as ferramentas para utilizar as constantes oportunidades que nos são apresentadas à medida que surgem a cada momento. Poderíamos aceitar essas condições como uma oportunidade para perceber o verdadeiro aspecto dos fenômenos, se nossa motivação sincera é despertar totalmente nossa mente. Se este for o caso, como podemos ser excludentes?
Como sempre digo no começo de meus ensinamentos – nós não podemos experienciar nada na vida sem a mente interpretar isso de um certo modo – então isso significa que a mente é a fonte de toda experiência, não importa o quê. Logicamente, se você deseja compreender as causas e condições que produzem certos resultados psicológicos, então você tem que buscar as respostas em sua própria composição psicológica.
O caminho Budista enfatiza a importância do conhecimento experiencial, não apenas do conhecimento intelectual. É necessário ser honesto e retornar à maneira como vemos a vida - a forma como reagimos a certos fenômenos - nossa visão pessoal da vida, é com isso que estamos trabalhando – nossa percepção em constante mutação, que é condicionada por nossas projeções. Tudo o que experienciamos é trabalhável por não ter substancialidade. Tudo o que experienciamos não passa de nossa projeção de como os fenômenos se nos parecem, dependendo de certas condições. O caminho é entender os dois aspectos da assim chamada verdade - aquilo que nos parece ser de certa maneira, sob certas condições, e a realidade da verdadeira natureza dos fenômenos – não dependente de condições - por vezes denominados os aspectos relativo e definitivo da verdade.
A espiritualidade é a forma como você vê a vida, e não um dia, um momento ou certo lugar no qual praticamos certos rituais, ou sentamos em uma almofada numa determinada posição. A espiritualidade é o caminho do despertar, e a própria vida nos fornece o combustível para nossa prática. Se aproveitarmos a oportunidade para o despertar que se apresenta através da atenção plena e do vislumbre sobre a natureza dos fenômenos, esta será uma oportunidade que se nos apresentará a todo instante.
Que este Natal possa trazer para todos vocês a alegria da generosidade. Em Tibetano, generosidade é Jimba, que literalmente significa abrir-se, compartilhar, deixar ir - dar sem expectativas - não apenas necessidades materiais, mas dar sem temor, mostrando aos outros que eles não precisam manter uma mentalidade afligida pela percepção de privação, uma vez que somos em essência ricos - em nossa natureza nada nos falta - de forma que podemos nos dar ao luxo de dar e dar ainda mais. Dar o Dharma - o caminho para o despertar - que é o mais precioso dos presentes, porque através dele podemos eliminar todas as condições que produzem o sofrimento e a confusão em cada e em todo ser.
Façamos deste Natal um tempo benéfico para todos. Com amor, Ani Zamba”
(Mensagem enviada por Ani Zamba ao yahoogroups em 23.12.2004)
Texto original ( em inglês):
Dear Stefan and friends,
The more we practice the more we see that life is practice itself. The teacher gives us the tools to utilize the constant opportunities that we are presented with as they arise moment by moment. We could take those conditions as an opportunity to see the true aspect of phenomena if our sincere motivation is to fully awaken our mind if this is the case how can we be exclusive.
As I always say in the beginning of my teachings-We cannot experience anything in life unless the mind interprets it to be a certain way-so that means the mind is the source of all experience no matter what. Logically if you want to understand the causes and conditions that produce certain psychological results then you have to look within your own psychological make-up for the answers.
The Buddhist Path emphasizes experiential knowledge not just intellectual knowledge. We need to be honest and come back to the way we see life-the way we react to certain phenomena-our own view of life- this is what we are working with-our changing perception which is conditioned by our projections. Everything that we experience is workable because it has no substanciality. All it is is just our projections of how phenomena appear to us dependant on certain conditions. The path is understanding two aspects of so called truth that which appears to be under certain conditions and the actuality"-as it isness" of phenomena- not dependant on conditions sometimes termed the relative and ultimate aspect of truth.
Spirituality is the way you see life it's not a day or a time or a certain place in which you practice certain rituals or sit on a cushion in a certain way. It's the path to awakening and life itself gives us the fuel for our practice. If we take the opportunity to awaken through mindfulness and insight into the nature of the phenomena it's an opportunity that presents itself in every moment.
May this Xmas give you all the joy of generosity. In Tibetan generosity is Jimba which literally means opening, parting, letting go - giving without any expectations - not only material needs, but giving fearlessness, showing others they do not need to have a poverty stricken mentality as we are basically rich, within our nature nothing is missing so we can afford to give and give more. Giving the dharma - the path to awakening that is the most precious gift because with that we can eliminate all the conditions that produce suffering and confusion in each and every being.
Make this Xmas a beneficial time for all love Ani Zamba.
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