Nos Sutras, Shastras e Tantras é dito que a Shamatha é a base de todas as modalidades de meditação. Todos os estados meditativos (inclusive a Vipashyana) decorrem e dependem do desenvolvimento de Shamatha.
Exemplificando, se desejarmos cultivar algumas plantas, deveremos ter um bom solo e, se tivermos isso, não precisaremos despender grandes esforços no cultivo, porque as plantas crescerão rápida e facilmente. No entanto, se o solo for deficiente, não importa quanto esforço apliquemos, pois não obteremos bons vegetais. Similarmente, se tivermos uma boa Shamatha, então poderemos desenvolver com facilidade o Lúcido Entendimento e Poderes Especiais (vipashyana e Sabedoria).
Uma boa meditação Shamatha iria também diminuir todas as negatividades da mente, pela geração de um Estado de Paz. Assim, não importam as dores físicas, as penúrias e dificuldades, ou os obstáculos e confusões mentais que aconteçam: o sofrimento não mais nos prejudica porque todas estas coisas foram suprimidas, ou muito diminuidas, pela Estabilidade Mental.
No primeiro volume de seu os Estágios da Meditação do Caminho do Meio (Bhávana Krama Shastra, Gom Rim), Kamalashila afirma que quem for capaz de repousar no Estado de Equanimidade (Samadhi da Shamatha), será capaz de realizar o entendimento da Verdadeira Natureza de todas as coisas.
O Buda Shakyamuni também alcançou tal realização por meio do repouso no Estado de Equanimidade.
Se o Samadhi da Shamatha, o Repouso na Equanimidade, não for alcançado, a compreensão da Verdadeira Natureza dos fenômenos não será realizada. A mente continuará a ser como uma leve pluma soprada pelo vento, incapaz de permanecer em um só lugar.
(in Meditação Budista, Ven. Kenchen Thrangu Rinpoche - páginas 64 e 65)
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